Casa construída no estande da LP mostra vantagens e novos produtos para a construção "framing"
Data: 10/03/2009

Uma casa com 100 m2 de área, construída no estande da LP Building Products (LP) na Feicon 2009 – Feira Internacional da Construção, irá mostrar os principais produtos e materiais de revestimento interno e externo para a construção “framing”. O sistema permite a construção de uma casa de 300 m2 em até três meses, com custos equivalentes aos de uma obra em alvenaria e sem desperdício de materiais. “A construção ‘framing’ – baseada no uso de montantes em aço leve ou madeira – é, há décadas, o sistema construtivo mais tradicional na América do Norte”, afirma Carlos Maroni, diretor comercial da LP Brasil “A casa que temos em nosso estande mostrará as vantagens desse sistema, funcionando como um show room para os novos produtos desenvolvidos que a LP comercializará no Brasil a partir de março”. Maior fabricante de painéis OSB (Oriented Strand Board) e um dos principais produtores de materiais de construção do mundo, a LP tem sede nos Estados Unidos, e é a única fabricante de OSB no Brasil.
 
Entre os diversos produtos apresentados na casa construída pela LP estarão seis novos produtos da marca – cinco lançamentos e um pré-lançamento:

  • LP SmartSide: Uma linha de painéis para revestimento interno e externo de edificações, que reproduz a aparência da madeira natural, o LP SmartSide vem pronto para pintar e com proteção contra cupins e fungos. Já disponível no mercado brasileiro, o painel conta com 20 anos de garantia estrutural.

  • LP Techshield: Um painel estrutural de OSB revestido com um foil de alumínio em uma das faces que reflete a radiação solar em até 97%, reduzindo a temperatura no telhado de uma construção em até 15°C – produto até então inédito no Brasil. “Essa vantagem em conforto térmico pode ser ampliada, por exemplo, com a aplicação do LP Techshield também em paredes com maior exposição ao sol”, explica o engenheiro André Morais, gerente técnico da LP Brasil.

  • LP Telha Shingle: Amplamente utilizado na América do Norte, e já presente há alguns anos no mercado brasileiro, esse tipo de telha asfáltica traz como principais vantagens uma durabilidade de, no mínimo 20 anos, somada ao baixo custo de manutenção, a uma maior estanqueidade e à resistência a ventos de até 100 km/h. Com um peso por metro quadrado de quatro a cinco vezes menor que o das telhas de concreto e três vezes menor que o das telhas cerâmicas, o produto também possibilita maior economia na estrutura da obra. Produzido nos Estados Unidos, o LP Telha Shingle chega ao Brasil em sete opções de cores.

  • LP Subcobertura: Um feltro asfáltico de 15 libras que, em conjunto com o LP Telha Shingle, garante a total impermeabilização do telhado

  • LP Membrana: Outro produto já bastante utilizado nos EUA e desenvolvido para o sistema de construção “framing”, o LP Membrana contribui para a correta preservação dos materiais estruturais e de fechamento usados em uma obra. O LP Membrana funciona como uma barreira que isola as paredes e, consequentemente, a edificação, da ação da água -- mas permite a troca de umidade do interior da casa com o meio, evitando a condensação de umidade que resultaria no surgimento de bolor, mofo ou fungos em seu interior.

  • LP Viga I: pré-lançamento da LP no Brasil, o LP Viga I foi criado para compor a estrutura de mesaninos e telhados. O produto é composto por alma em OSB e mesas de pinus, integrados por uniões do tipo finger jointed.  Sua aplicação permite duplicar a extensão do vão livre de uso em relação à capacidade de carga, traduzindo-se em uma economia de tempo de pelo menos 50% na instalação.


Sobre a LP
Com fábricas nos EUA, Canadá e Chile, a LP entrou em operação no Brasil em novembro de 2008. Com mais de 30 anos de experiência e tradição na produção de painéis OSB, a empresa hoje fabrica  e comercializa uma linha completa de produtos para a construção a seco, tornando o método, que oferece vantagens significativas como a economia de tempo e material, ainda mais atraente para o construtor brasileiro.
 
Para a LP, os países da América do Sul representam um importante mercado para o OSB e para outros produtos de madeira para a construção civil. A entrada da LP Building Products no mercado brasileiro está alinhada às diretrizes da empresa para manter e fortalecer sua posição de líder mundial na fabricação de OSB.
 
Cerca de 30% dos painéis de LP OSB hoje produzidos no Brasil são exportados para Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, entre outros países da América do Sul. Mais de 70% do produto é destinado ao mercado brasileiro, onde a LP já conta com uma rede que disponibiliza seu produto em mais de 800 cidades brasileiras, e uma carteira de clientes com cerca de quatro mil empresas. 
 

LP Brasil: Rua Marechal Deodoro, 717 - 2º andar CEP: 80020 - 320 Curitiba - Paraná
Telefone: (41) 3313-2100
Fax: (41) 3313-2106