Sistema com componentes entregues semiprontos é composto por dois módulos retangulares e em formato de L de, respectivamente, 3,20 x 7,60 m e 3 x 3,20 m

Instalação em light steel framing e com perfis laminados de aço fica pronta em apenas 45 dias no Espírito Santo

Construir um projeto em um ambiente industrial de acesso controlado e em um prazo enxuto foi o desafio da Crupe do Brasil ao ser contratada para a execução do novo vestiário para o restaurante da usina da ArcelorMittal Tubarão, em Serra, no Espírito Santo.

A obra foi executada em apenas 45 dias. Um sistema modular em light steel framing e em perfis laminados de aço, com componentes entregues semiprontos, foi especificado para atender aos requisitos do cliente, que necessitava de novas instalações para os seus funcionários. “Os perfis laminados utilizados nas vigas e pilares principais em conjunto com o light steel framing viabilizaram o içamento da estrutura para o transporte. A solução ajuda a evitar fissuras e deformações”, explica Robson Destefani, diretor comercial da Crupe Brasil.

Os dois módulos retangulares e em formato de L têm, respectivamente, 3,20 x 7,60 m e 3 x 3,20 m. Enquanto o maior deles comporta os vestiários feminino e masculino e abriga lavatórios, sanitários e chuveiros, o menor serve de área de apoio para a faxina. “O conjunto, que pesa 8 toneladas em sua totalidade, com as instalações elétricas e hidráulicas já embutidas, foi produzido em nossa fábrica e transportado por 5 km até a usina da ArcelorMittal. Lá, recebeu apenas um telhado no local”, detalha Destefani.

Caso tivesse sido executado em alvenaria, a estimativa é que o conjunto chegasse ao peso de 21 toneladas, além de não atender aos prazos solicitados. (E.Q.)

Ficha Técnica

Projeto arquitetônico: Crupe do Brasil
Área construída: 29,23 m²
Aço empregado: NBR 7008 ZAR 280 Z275 (perfis LSF C100 x 0,80 mm; C100 x 1,25 mm; C75 x 0,80 mm); perfis laminados ASTM A36 e A572 GR50
Volume de aço: 2,3 t (0,9 t de LSF e 1,4 t de perfis laminados)
Projeto estrutural: Leonardo Martins
Fornecimento da estrutura de aço: Crupe do Brasil
Execução da obra: Pronto Estruturas Modulares
Local: Serra, ES
Data do projeto: maio a julho de 2016
Conclusão da obra: 2016

Fonte: CBCA