Residência Sustentável de Brasília é uma residência unifamiliar, que está sendo construída no Condomínio Residencial Santa Mônica, a 25 quilômetros do Plano Piloto de Brasília. A casa foi projetada para a utilização do sistema Light Steel Frame, atendendo os principais critérios de sustentabilidade indicados pelo Green Building Council Brasil no Referencial GBC Brasil Casa®, de forma a alcançar pontuação na categoria Gold.

Além de buscar alta qualidade construtiva e sustentabilidade ambiental, a casa poderá servir de exemplo para outros proprietários que queiram construir suas residências seguindo padrões de sustentabilidade e utilizando os mais modernos materiais e tecnologias construtivas disponíveis no mercado nacional.

Desde a concepção inicial do projeto, foi escolhido o aço leve (Light Steel Frame) contraventada com LP OSB Home como elemento estrutural da casa. Essa escolha e as características naturais do terreno permitem a utilização de fundações do tipo Radier com o mínimo de tubulações fixadas no interior do concreto. Para o segundo piso, optou-se pela adoção da laje seca com a utilização de LP OSB Home e piso vinílico com sistema click.

foto_292014115253

foto_292014115142

Construtora: MEPS Engenharia
Projeto de Paisagismo: BsB Jardins e Paisagismo
Projeto de Arquitetônico: Zarya Arquitetura e Engenharia
Local: Brasília – DF
Tipologia: Residencial
Produtos utilizados: LP OSB Home (11,1 e 18mm), LP Mezanino (23mm), LP Flashing e LP Membrana
Diferenciais: Eficiência Acústica / Eficiência Energética / Eficiência Térmica / Sustentabilidade / Design / Geração de energia solar / Reaproveitamento de água da chuva / Sistema Integrado de Reaproveitamento de Água e Esgoto/ Telhado Verde / Paisagismo Sustentável / Iluminação Natural.