Madera

LP Chile patrocinará a Conferência Mundial da Madeira em 2020

Como parceiro fundador do Wood Innovation Center, CIM-UC, LP Chile será um dos patrocinadores da Conferência Mundial de Engenharia da Madeira, conhecida internacionalmente como WCTE (Conferência Mundial de Engenharia da Madeira), que ocorrerá em Santiago de Chile, de 24 a 27 de agosto de 2020.

O WCTE foi lançado em 14 de maio, onde agências governamentais participaram como representantes do MINVU, SERVIU e que precederam essa visita, o Ministro da Habitação, Cristián Monckeberg. Também participaram autoridades de topo da área acadêmica das diferentes faculdades das universidades: Católica, Biobío, Concepción e Austral do Chile. E também representantes de empresas ligadas ao setor.
O WCTE leva anos de história. É realizada a cada dois anos e sua versão mais recente foi em 2018 em Seul, Coréia. A nova versão 2020 será o primeiro ano em que ocorrerá em um país latino-americano.

A Conferência propõe disseminar novos conhecimentos, discutir as políticas mais apropriadas para realizar uma agenda verde, tanto para o país quanto para a região, e impactar jovens profissionais que conhecem, apresentam e fortalecem suas pesquisas e projetos em madeira, para alcançar o impacto local na construção sustentável de madeira.

Este evento serviu para reunir os tópicos geralmente apresentados e também destacar um que será apresentado pela primeira vez: Floresta Sustentável para Produção de Madeira, que expõe conceitos relevantes, como produtos florestais certificados e inovadores, gerenciamento de estoques, modelos preditivos de crescimento, planejamento e desenvolvimento, entre muitos outros tópicos.

Entre os tópicos que serão abordados na Conferência estão:

PRODUTOS DE MADEIRA E CONEXÕES
Busca levantar temas em relação à melhoria do desenvolvimento de produtos de madeira na engenharia e novos conectores que respeitem os padrões internacionais cada vez mais exigentes. Nesse sentido, é muito necessário que o usuário conheça tipos de madeira, métodos de conservação e proteção da madeira e, para isso, crie uma Cadeia de Custódia para um produto de qualidade, entre outros tópicos.

ENGENHARIA DE MADEIRA
Diferentes metodologias de estudo, processos e design serão abordados. Bem como padrões, práticas e novas padronizações, como proteção contra incêndio e métodos baseados em desempenho, etc.

ARQUITETURA DE MADEIRA
Esses dois últimos tópicos propõem o modelo de trabalho interdisciplinar, que por si só o material de madeira apresenta seus múltiplos desafios. Serão apresentadas soluções construtivas, física dos edifícios, restauração e modernização, intervenção predial e patrimônio cultural dos edifícios tradicionais de madeira.

CONSTRUÇÃO E IMPACTO AMBIENTAL
Os métodos de projeto e construção são manifestados pela durabilidade do material. O impacto ambiental que isso implica, bem como suas características de habitabilidade e ciclo de vida.

POLÍTICAS, EXECUÇÃO E GESTÃO
Isso busca a convergência do governo em uma Cúpula Ministerial de Habitação do cone sul. Dessa forma, trocam idéias e propostas contingentes em relação às políticas públicas para promover a construção da madeira. Tanto na operação e gestão de edifícios de madeira, quanto na gestão de resíduos em construções desse tipo.

EDUCAÇÃO, PROMOÇÃO E TENDÊNCIAS FUTURAS
Em relação a essa «agenda verde», queremos envolver as gerações jovens. Motivar a educação e a promoção da construção em madeira, apresentando avanços na ciência e na industrialização. Também promovendo a construção ambientalmente responsável e o desenvolvimento de novas habilidades profissionais e técnicas.

A Conferência será realizada no Centro de Extensão da Universidade Católica, e espera-se que entre 500 e 700 especialistas da área e cientistas de todo o mundo.

Obras sociais beneficiadas com produtos e materiais da LP Chile

Nas férias de inverno, várias escolas do setor leste de Santiago se organizam para realizar o Serviço Social Social ‘,

Leer más

LP ESTÁ NA EXPO CONSTRUTECNIA NO PARAGUAI

De mãos dadas com a empresa TecnoGreen do grupo San Jorge, a LP esteve presente na feira de construção mais

Daniela Seguel, campeã em Roma

A tenista chilena Daniela Seguel (290ª da WTA) e campeã do LP Chile, foi campeã do Torneio W25 de Roma,

Presença na feira Yo Constructor no Peru

Entre os dias 25 e 28 de abril, foi realizada a Feira YO CONSTRUCTOR no norte de Lima, evento que